Franquias: Entenda um pouco mais sobre este seguimento e as vantagens do negócio!

O mundo dos negócios está sempre em franco crescimento e evolução, e o empreendedorismo é uma jornada que exige coragem e ao mesmo tempo preparo para os desafios, logo não é para qualquer um.

No entanto, nos dias de hoje, os potenciais empresários têm à disposição uma opção moderna de negócio que visa trazer vantagens e facilidades no processo de implementação e crescimento: as franquias. Este negócio é ideal para aquele que sonha em possuir o próprio negócio, mas não sabe percorrer todas as etapas necessárias.

Mas vamos direito ao ponto!

O Que São Franquias?

As franquias representam uma forma de estruturação na qual uma pessoa, o franqueado, adquire os direitos de operar uma unidade de negócio de uma empresa estabelecida, a franqueadora. Nesse acordo, o franqueado utiliza a marca, métodos de operação, produtos e serviços da franqueadora, em troca de taxas iniciais e contínuas, bem como royalties. As franquias são uma forma comprovada de empreendedorismo que simplifica muitos dos desafios associados à abertura de um negócio do zero.

Porém, como em qualquer outro empreendimento, cuidados, análises e preparação são importantes, muitas vezes precisando se valer da ajuda de outros profissionais a fim de entender onde está entrando e obter uma decisão mais acertada.

Esta visão é importante, afinal, o contrato de franquia traz como consequência uma vinculação de vários anos, com investimento de tempo e recursos financeiros.

Por que as Franquias São Modernas e Atraentes?

Redução de Riscos: Um dos maiores benefícios das franquias é a redução de riscos. As franqueadoras oferecem um histórico comprovado de sucesso, com procedimentos já testados e fornecendo suporte constante, além de aprimoramento, publicidade e estudos a nível global (rede de franqueados).

Suporte Integral: Franqueadoras fornecem treinamento e suporte contínuo. Os franqueados recebem orientação e treinamento em todos os aspectos do negócio, o que aumentam as chances de sucesso.

Marca Reconhecida: Iniciar um negócio com uma marca reconhecida é uma grande vantagem. A franquia permite que os franqueados capitalizem sobre a credibilidade e a reputação da marca da franqueadora, atraindo clientes com mais facilidade, sem falar no estudo que existiu anteriormente para a criação da marca, aspecto pouco considerado pelos empresários iniciantes (investimento de alto custo).

Inovação e Pesquisa: As franqueadoras geralmente investem em pesquisa e desenvolvimento. Isso significa que os franqueados têm acesso a produtos, serviços e estratégias inovadoras que os mantêm competitivos em um mercado em constante mudança. A análise contínua traz aprimoramentos e evoluções no seguindo dos produtos ou serviços da rede, sem falar na visão mais profissional realizada por setores específicos custeados pela franquia como um todo (financeiro, marketing, estratégias, etc.).

Comunidade Empresarial: Tornar-se um franqueado significa fazer parte de uma rede de empreendedores. Isso proporciona oportunidades de compartilhar experiências, melhores práticas e insights, criando uma comunidade de apoio. Imagine vários empresários iguais a você, com os mesmos objetivos e buscando o sucesso da marca e dos produtos, e tudo isso respeitando o território de cada unidade. É o melhor dos mundos, vários parceiros testando situações e relações o tempo todo, e compartilhando com a rede.

Tendo conhecimento de tais benefícios basta escolher a franquia e começar a trabalhar?

 De forma alguma, o mercado de franquias e tão competitivo e desafiador como qualquer outro, e é preciso que o futuro franqueado tenha MUITO cuidado e atenção às ofertas existentes.

Seguimentos, marcas e opções são as mais variadas, porém, ofertas descabidas, marcas sem relevância e opções erradas também fazem parte do rol de supostas “franquias” que estão se apresentando junto ao mercado atual.

Estudar e verificar minuciosamente cada dado e informação que a franqueadora apresenta é obrigação primordial (a mais importante de todas) do potencial franqueado, como também se valer de profissionais específicos (advogado especialista e contador) para validar os riscos e obrigações a serem assumidas.

Contar com a sorte ou acreditar na primeira apresentação feita pela franquia é o maior erro que o futuro franqueado pode cometer, e pode ser o último.

O investimento para entrar no setor de franquias não é baixo, o que todos já sabem, mas não entender que parte dos investimentos precisam ser empregados nas pessoas ao seu lado, que lhe auxiliarão neste processo de análise e estudos, é uma visão falha que precisa ser solucionada rapidamente.

Portanto, fique atento e esteja preparado, o valor para investimento não é somente para a compra da unidade, mas também possibilitar tomar a escolha correta e achar a franquia ideal.

MUDANÇA IMPORTANTE!

A partir de agora estamos em um novo domínio qmnadvogados.com.br